Eventos

ATP Testou Novas Regras. Entenda e Opine.

NextGen ATP Finals

O Tênis tem sua origem datada de 1859. De lá para cá, muito mudou, assim como em outros esportes centenários. Se adaptar aos novos tempos é uma necessidade, mas mudanças nem sempre agradam, especialmente quando se tem uma tradição tão grande como é o caso do tênis.

Em geral, as mudanças vêm para se adequar às necessidades das transmissões de TV, para melhorar as condições dos atletas, mas com frequência podem ser motivadas para se ajustar a uma nova geração de fãs e manter o esporte atrativo, afinal, sem público, não há evento.

Nos EUA, onde o esporte é uma forma de entretenimento levado ao máximo, o que importa é a experiência do fã. Por isso, os americanos não tem medo de mudar as regras do jogo para deixar o esporte mais emocionante e atraente. Isso é o que o grupo Liberty está fazendo com a Fórmula 1. Nesse primeiro ano já vimos muitas mudanças que trouxeram os pilotos mais perto do público e o público mais perto dos pilotos. Novas mudanças estão sendo votadas para deixar os carros mais competitivos, sem a disparidade dos últimos anos. Óbvio que a linha mais conservadora é contra e vê a Fórmula 1 como um celeiro de desenvolvimento tecnológico a qualquer custo, mesmo que isso cause um enorme abismo entre equipes como Mercedes e Ferrari contra equipes como Haas e Sauber.

No tênis, novas regras foram testadas pela ATP no NextGen ATP Finals. O novo torneio com os melhores tenistas jovens até 21 anos da temporada, disputado em Milão, colocou essas regras à prova pela primeira vez para o grande público ver. Esse foi o primeiro teste, ninguém sabe se essas regras serão implementadas e nem quando, muito será debatido, afinal algumas agradaram, outras, nem tanto. Vamos às regras:

CONTAGEM DE PONTOS

NextGen ATP FinalsA principal e mais agressiva das mudanças foi o formato de contagem. O jogo passou a ser disputado em melhor de 5 set, onde cada set ia até 4 games. Em caso de empate em 3×3, o tiebreak foi disputado. Esse certamente foi o teste mais contestado e rejeitado de todos. Num set tão curto, qualquer vacilo praticamente significa perder o set. As estratégias mudam muito e o poder de recuperação de muitos jogadores praticamente seria anulado.

FIM DA VANTAGEM

Para complicar ainda mais essa primeira mudança, os games foram jogados sem vantagem. No 40 iguais o sacador escolhe em que lado sacar. Isso já é muito usado no tênis amador e realmente traz uma importância e emoção maior a cada ponto. Se você está com 15-40 para quebrar o saque do seu adversário, significa que você tem três break points e não mais apenas dois. Talvez seja uma regra que vai benefíciar os grandes sacadores, mas ao mesmo tempo vai colocar uma pressão a mais na hora do saque. Essa é uma mudança que ajuda muito a cortar o tempo de jogo, pois aqueles intermináveis games com dezenas de vantagens/iguais não mais aconteceriam.

FIM DO NET LET

Outra mudança que deu o que falar foi o fim do net let. Ou seja, quando o saque pega na rede e entra, o ponto segue. Depois de jogar toda uma vida com a oportunidade de dar um novo saque quando a bola tocava a rede, até o juiz Carlos Bernardes se confundiu ao chamar o net sem querer durante o jogo entre Medvedev e Khachanov. A regra parece boa, deixa o jogo mais dinâmico e faz com que os recebedores tenham que ficar mais espertos.

JUIZ DE LINHA ELETRÔNICO

Entre as regras que fizeram mais sucesso está a substituição dos juizes de linha por um sistema eletrônico que canta as bolas fora. É a evolução do Hawk-Eye, conhecida como Hawk-Eye Live, que passa a ser instântanea e elimina qualquer eventual erro. Os jogadores adoraram. Para a torcida, perde um pouco aquele elemento humano e até interessante da dúvida na chamada e da espectativa do desafio que desde 2006 faz parte do circuito.

SHOT-CLOCKNovo shot clock testado no NextGen ATP Finals

Muitos jogadores também gostaram do “shot-clock” que conta 25 segundos após o termino do ponto, até o início do novo ponto. Essa regra já existia, mas ficava a cargo do juiz de cadeira aplicá-la ou não. Agora está lá, para todo mundo ver. Jogadores como Nadal e Djokovic vão sofrer com essa regra. Esse mesmo relógio também entra em ação no aquecimento dos jogadores. Atualmente eles tem 5 minutos para aquecer, com a nova regra, os 5 minutos começam a contar a partir do momento que o 2º jogador a entrar pisa na quadra.

COMUNICAÇÃO COM O TREINADOR

O tênis feminino já permite que o treinador entre em quadra uma vez por set para dar instruções. Nesse torneio, os jogadores tinham acesso a seus treinadores através de um fone (os treinadores não eram permitidos entrar em quadra). O mais legal de tudo é que a conversa foi transmitida na TV para o público que está em casa. O problema é que em geral, nas viradas dos games e sets, entram os comerciais e perdemos a conversa. Há muitos que dizem que o tênis é um esporte individual e tudo deve ser resolvido pelo jogador em quadra, sem ajuda externa. Muitos acham que o treinador deve fazer parte do jogo. Certamente o dedo do treinador pode fazer muita diferença em uma partida.

NextGen ATP Finals teste coaching

ATENDIMENTO MÉDICO

Os jogadores foram limitados a apenas um atendimento médico de 3 mínutos. Os catimbeiros vão perder essa artimanha.

MOVIMENTAÇÃO DO PÚBLICO

Uma das coisas mais chatas num torneio de tênis é quando você chega para entrar na quadra e a virada terminou naquele instante e você tem que esperar dois games para chegar ao seu assento. As vezes esses dois games podem durar 3 minutos, as vezes 20. A nova proposta foi liberar a circulação de pessoas nas laterais da quadra. Apenas o fundo que permaneceria inalterado, uma vez que entra bem no campo de visão dos jogadores e pode realmente ter um efeito nocivo maior.

Foram muitos testes. Quais dessas mudanças de fato virão para o circuito profissional, só o tempo dirá. Não é uma decisão fácil. De um lado temos os tradicionais fãs de tênis que provavelmente votam pela manutenção das regras. Por outro, há a necessidade de se adaptar para renovar a base de fãs que vem com diferentes hábitos e talvez não tenha paciência e tempo para assistir jogos de 5h, além de seguir as demandas das emissoras de televisão. Agradar o passado e pensar no futuro pode ser uma tarefa conflitante.

O que você pensa sobre as novas regras?

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By FABERG Tour Experience
Load More In Eventos

One Comment


  1. rosa

    4 de dezembro de 2017 at 06:28

    na minha opniao nao deveris haver dois saques.So um saque e a bola que bater na rede e entrar. seja validido . Com dois saques. o jogo fiica nao desenvove e fica so no ace para ca e aca para la.As beleza das jogadas do tenis some.Fiva sem atrativo e monotona…

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Saiu a Chave do Australian Open 2018. Quem leva?

A temporada 2018 do circuito profissional de tênis já ...